top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Livros Infantis Antigos (1977): "A Revolta dos Vaga-lumes", de Maria Alice do Nascimento e

Dados do livro: Título: A Revolta dos Vaga-lumes Autora: Maria Alice do Nascimento e Silva Leuzinger Ilustrador: Gian Calvi Editora: Editora de Orientação Cultural Ano: 1977

Sobre o livro: Qual a importância de um pequeno vaga-lume? Faria alguma diferença, à rotina de alguém, a existência desses seres tão diminutos? Foi o que descobriram, às duras penas, os habitantes da floresta, no dia que os vaga-lumes entraram em greve. Sim, no livro "A Revolta dos Vaga-lumes", esses pequenos luminosos resolveram cruzar as patinhas. Já estavam, pois, cansados de tanto prestar favores e nunca serem devidamente recompensados ou agradecidos.

A história é criativa e o texto é leve, de fácil leitura. A linguagem utilizada por Maria Alice do Nascimento e Silva Leuzinger é mesmo bastante infantil.

As ilustrações, no entanto, são um pouco confusas na maioria dos quadros. Gian Calvi usou e abusou dos traçados a lápis e dos contrastes, criando cenários, que embora bastante escuros, são cheios de detalhes.

O livro ensina muito sobre gratidão e gentileza.

Sobre a autora: Maria Alice do Nascimento e Silva Leuzinger era poeta, ficcionista e ensaísta. Nasceu em Friburgo, Rio de Janeiro, em 1911.

Sobre o ilustrador: Gian Calvi nasceu na Itália e veio para o Brasil, onde se radicou em 1949. É ilustrador e autor de vários livros infantis. Desenvolve também o projeto Crianças Criativas, voltado para estimular a criatividade da criança pela fantasia e o contorno com as questões do dia-a-dia, tais como a educação artística, a consciência ecológica e a proteção da infância e do adolescente. Mais informações no site: http://www.criancascriativas.com.br/

Trecho do livro: “Céu escuro, terra escura, a noite não estava pra brincadeira, não se enxergava quase nada. E os bichos começaram a se afobar: Que peça nos pregou Dona Lua! Custava colaborar? E agora, como vai ser?”


Deixe seu comentário

bottom of page