Dica de Livro Infantil: "A Velha Pisadeira", de Andreia Marques


Folclore (palavra de origem inglesa que significa conhecimento popular) é a cultura transmitida por gerações através de tradições, lendas, contos, provérbios, artesanato, festas e outras atividades culturais. No Brasil, o folclore é comemorado no dia 22 de agosto.

Dentro desse contexto, as lendas assumem um papel importantíssimo na composição de uma cultura, pois elas indicam as crenças e as possíveis influências de outros povos durante a construção da história de uma sociedade.

No Brasil algumas lendas são bem conhecidas e recontadas com muita frequência, como a "Mula sem cabeça" e o "Boitatá". Outras, nem tanto, como a "Matinta Pereira", o "Corpo Seco" e a "Velha Pisadeira". E é sobre esta última personagem que trata o livro da autora Andreia Marques, pela editora Panóplia.

A história, toda escrita em forma de poesia, possui elementos de suspense, aventura e, principalmente, diversão. A figura da velha pisadeira é desmistificada ao universo infantil, sendo representada de forma leve, mas instigante.

As ilustrações, elaboradas por Ed Soares, em parceria com a própria autora, mesclam técnicas digitais com traços manuais, o que confere ao conjunto, um ar rústico que combina com o ambiente de mistério proposto pela história.

Trecho do livro: "Só de nome já assusta esta estranha criatura.

Imagina ser visitado por esse modelo de feiura?

A Velha Pisadeira existe, e como o próprio nome diz,

É uma velha assustadora, de verruga no nariz."

Curiosidades: - A Velha Pisadeira é uma personagem do folclore da região sudeste do Brasil, principalmente São Paulo e Minas Gerais.

Fontes: - https://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore - Informações contidas no próprio livro.

#livro #infantil #infantis #literatura #resenha #editora #velha #pisadeira #andreiamarques #edsoares #folclore #lenda #panóplia

  • Andreia Marques - Fanpage
  • Andreia Marques - Instagram
  • Andreia Marques - Pinterest


Política de Privacidade


Copyright © 2015-2020 Andreia Marques