top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Dica de Livro Infantil: "A Velha Pisadeira", de Andreia Marques


Folclore (palavra de origem inglesa que significa conhecimento popular) é a cultura transmitida por gerações através de tradições, lendas, contos, provérbios, artesanato, festas e outras atividades culturais. No Brasil, o folclore é comemorado no dia 22 de agosto.


Dentro desse contexto, as lendas assumem um papel importantíssimo na composição de uma cultura, pois elas indicam as crenças e as possíveis influências de outros povos durante a construção da história de uma sociedade.


No Brasil algumas lendas são bem conhecidas e recontadas com muita frequência, como a "Mula sem cabeça" e o "Boitatá". Outras, nem tanto, como a "Matinta Pereira", o "Corpo Seco" e a "Velha Pisadeira". E é sobre esta última personagem que trata o livro da autora Andreia Marques, pela editora Panóplia.



A história, toda escrita em forma de poesia, possui elementos de suspense, aventura e, principalmente, diversão. A figura da velha pisadeira é desmistificada ao universo infantil, sendo representada de forma leve, mas instigante.



As ilustrações, elaboradas por Ed Soares, em parceria com a própria autora, mesclam técnicas digitais com traços manuais, o que confere ao conjunto, um ar rústico que combina com o ambiente de mistério proposto pela história.




Sobre a autora

Andreia Marques é filósofa, escritora, poetisa e designer. Publicou oito livros infantis e participou de diversas antologias poéticas. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1978, e foi na infância que se encantou por literatura e fantasia, escrevendo sua primeira história aos dez anos, através de uma atividade escolar. Mais tarde, vindo a trabalhar como designer, encontrou no mundo das imagens uma outra forma de contar histórias e começou a produzir literatura infantil.






Sobre o ilustrador

Ed Soares nasceu em 1971, no Rio de Janeiro, onde mora atualmente. Sempre gostou de desenhar. Quando criança, fazia suas próprias histórias em quadrinhos.




Trecho do livro: "Só de nome já assusta esta estranha criatura.

Imagina ser visitado por esse modelo de feiura?

A Velha Pisadeira existe, e como o próprio nome diz,

É uma velha assustadora, de verruga no nariz."




Curiosidades:

- A Velha Pisadeira é uma personagem do folclore da região sudeste do Brasil, principalmente São Paulo e Minas Gerais.



Adquira o seu exemplar, clicando aqui.


Fontes:

- Informações contidas no próprio livro.


Deixe seu comentário

bottom of page