top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Dica de Livro Infantil: "Corpo Seco", de Andreia Marques

Lenda é uma história imaginária, difundida por várias gerações, que fala sobre mitos - personagens que compõem sua narrativa. Não se trata, no entanto, de uma mentira, mas da elaboração de um caso, fruto da imaginação popular, pertencente à cultura de um povo. No folclore brasileiro existem vários mitos, como o Saci, o Boitatá, a Cuca e a Mula sem Cabeça.


As lendas, assim como todas as histórias de fantasia, são preciosas ferramentas para a construção de identidade e valores no desenvolvimento infantil. Auxilia na formação do imaginário e amplia as aptidões cognitivas. Além de imergir os pequeninos em sua própria cultura.


Alguns dos nossos mitos, no entanto, não são muito propagados. A Velha Pisadeira, Quibungo e o Corpo Seco são exemplos de que desconhecemos boa parte do nosso folclore.


O livro infantil Corpo Seco, de Andreia Marques, editora Panóplia, pertence à Coleção Lendas Brasileiras, que tem como proposta principal fazer a divulgação desses personagens nacionais pouco conhecidos. A obra conta a história (comum ao interior de São Paulo e Minas Gerais) de um homem tão malvado que, após sua morte, nem a terra o aceitou, cuspindo-o de volta. Então, seu castigo, pelas maldades em vida, ficou sendo caminhar sem parar, como um zumbi, assustando as todos que atravessassem seu caminho. Até que, em uma de suas andanças, encontrou o menino João em uma porteira e decidiu assombrá-lo. Mas as chances da criatura se dar mal são grandes, porque o menino não é nada fácil de se assustar.



Apesar da aparência sombria do Corpo Seco, a história é narrada em poesia e os diálogos são engraçados. A coragem do menino João é digna de um herói.



As ilustrações de Ed Soares mesclam técnicas manuais e digitais e conseguem transmitir bem a atmosfera misteriosa da história, que envolve os pequeninos do início ao fim.




Sobre a autora:

Andreia Marques é filósofa, escritora, poetisa e designer. Publicou oito livros infantis e participou de diversas antologias. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1978, e foi na infância que se encantou por literatura e fantasia, escrevendo sua primeira história aos dez anos, através de uma atividade escolar. Mais tarde, vindo a trabalhar como designer, encontrou no mundo das imagens uma outra forma de contar histórias e começou a produzir literatura infantil.










Sobre o ilustrador:

Ed Soares nasceu em 1971, no Rio de Janeiro, onde mora atualmente. Sempre gostou de desenhar. Quando criança, fazia suas próprias histórias em quadrinhos.












Trecho do livro: “Diz a lenda que certa vez,

Um tal homem malvado,

Morreu de "morte morrida",

E, sem choro, fora enterrado.


Mas de tão malvado que era,

A terra não quis ele não...

Na mesma noite da enterra

Acordou sem cova ou caixão.”





Adquira seu exemplar, clicando aqui.






Fontes


Deixe seu comentário

bottom of page