Dica de Livro Infantil: "Uma Delícia Sujar as Mãos de Terra?", de Inez de Paula


"Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza." Leonardo da Vinci

Com a crescente urbanização, costumamos ter pouco contato com a natureza. Se for perguntado à uma criança que vive, exclusivamente, em zona urbana, de onde vêm as frutas, cereais ou ovos que ela consome todos os dias, é muito provável que a mesma não consiga responder.

Esse é um dos motivos que torna necessária a educação ambiental, principalmente nas escolas, para que as crianças tenham, tanto o conhecimento sobre meio ambiente, como a conscientização sobre questões ambientais.

Atualmente, existem uma quantidade considerável de obras que falam sobre ecologia dentro do universo infantil. Mas, poucas são tão lúdicas quanto o livro infantil ilustrado Uma Delícia Sujar as Mãos de Terra?, de Inez de Paula, editora Scortecci.

Na história, a personagem Belinha ouviu de sua mãe que sujar as mãos de terra era uma delícia! A menina ficou tão surpresa com essa afirmação fora do comum, que decidiu acompanhá-la em suas atividades.

O quintal onde moravam era cheio de plantinhas que Belinha não conhecia profundamente. E, enquanto sua mãe ia cuidando de cada uma delas, de forma diferenciada, ia explicando seus nomes e características.

​​​​

Belinha se encantou ao descobrir o quanto eram diferentes, tanto na aparência quanto na personalidade. A Calatéia-riscada, por exemplo, era doce e vaidosa.

As ilustrações são totalmente digitais e bastante coloridas. Inclusive, uma curiosidade é que a Belinha foi inspirada em uma das filhas da autora.

Em seu lançamento, a autora fez um vídeo falando sobre o livro:

Enfim, é uma obra essencial aos pequenos leitores, que trata das plantas, e de seus cuidados, de forma bastante lúdica e muito sensível.

Sobre a autora:

Inez de Paula nasceu na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. É contadora de histórias, educadora infantil e mediadora de leitura e de crianças com dificuldades de aprendizagem. Tem duas filhas e ama mexer em plantas e com a terra.

Trecho do livro: “Numa tarde nublada, mas sem chuva, mamãe saiu para o nosso quintal. Disse que iria sujar a mão de terra e que era uma delícia fazer isso! Fiquei espantada! Pois ela sempre me dizia pra eu não me sujar! E agora ela iria fazer isso e ainda achava que seria bom? Fui atrás dela.”

O livro pode ser lido através do site da editora Scortecci: https://www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=12522&friurl=_-UMA-DELICIA-SUJAR-AS-MAOS-DE-TERRA--Inez-de-Paula-_

Fontes: - Informações contidas no próprio livro; - https://pt.wikipedia.org/wiki/Educação_ambiental

#umadelíciasujarasmãosdeterra #livro #infantil #literatura #nacional #ilustrado #ilustração #resenha #autora #inezdepaula #andreiamarques #ecologia #plantas #meioambiente

  • Andreia Marques - Fanpage
  • Andreia Marques - Instagram
  • Andreia Marques - Pinterest


Política de Privacidade


Copyright © 2015-2020 Andreia Marques