Receba as novidades:

Livro Infantil Antigo (1985): "O Tonel Encantando", de Béatrice Tanaka


Dados originais do livro:

Título: O Tonel Encantado Autora e ilustradora: Béatrice Tanaka Editora: Antares Ano: 1985

Sobre o livro: O Tonel Encantado trata-se de um conto chinês contado e ilustrado por Béatrice Tanaka, em forma de livro infantil, com o mesmo nome.

Na história, um paupérrimo toneleiro (vendedor de tonel) encontrou um tonel quebrado e abandonado no campo. Disposto a repará-lo para, quem sabe, ganhar uns trocados com sua venda, ele o levou para casa.

Naquele mesmo dia, sua dedicada esposa pôs-se a limpar o tonel até que sua escova caiu dentro dele. E qual foi o seu espanto absoluto que logo o tonel ficou repleto de escovas, iguaizinhas àquela que havia caído antes. E quanto mais se tiravam as escovas, mais escovas surgiam de dentro do tonel. Então, como era de se esperar, o toneleiro virou vendedor de escovas e, em pouco tempo, ficou rico e gorducho.

Certo dia, porém, ao dar o troco a uma cliente, deixou cair um tostão dentro do tonel. E o que aconteceu? Isso mesmo! Logo o tonel ficou repleto de tostões! Era tostão que não acabava mais! Então, o vendedor de escovas decidiu se tornar um banqueiro, emprestando dinheiro a juros.

Infelizmente, por causa da riqueza, o banqueiro – antigo toneleiro - acabou ficando mesquinho e desconfiado. Não permitia que ninguém retirasse o dinheiro de seu tonel, além de sua esposa e do seu avô. Criou, então, três turnos onde ele retirava o dinheiro pela manhã, a sua esposa retirava à tarde e o seu avô, à noite. Mas o coitado do velhinho ficava com tanto sono que, em uma noite, cochilou, caiu dentro do tonel e morreu. E, morbidamente, o tonel ficou cheio de defuntos do vovô. Que loucura!

Foram precisos muitos e muitos enterros para os defuntos que não paravam de surgir de dentro tonel. E, para pagar tantos enterros, o banqueiro gastou todo a sua fortuna. E quando o último tostão acabou o tonel estourou em mil pedacinhos.

As ilustrações são todas em preto e vermelho e no mesmo estilo de xilogravuras.

É um ótimo conto que ensina muito sobre as oportunidades que não podem ser desperdiçadas e as consequências da avareza. É uma pena que não esteja mais disponível no mercado editorial.

Sobre a autora e ilustradora:

Béatrice Tanaka nasceu em 1932, na Ucrânia, e morreu em 2016, em Paris. Por causa da ocupação alemã (1944) retirou-se com sua família para a Palestina, para depois vir morar no Brasil (1947). Cursou Línguas Modernas e Pedagogia, em Belo Horizonte, na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais.

Imagem: kanjil.fr

Trecho do livro: “Em pouco tempo ganhou casinha com forno e fogão, quintal, jardim e galinheiro. E barriga redondinha de tanto comer os frangos assados, os ovos estrelados e as compotas que a mulher lhe preparava.”

Fonte: http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/cenario-e-figurino/biografia-de-beatrice-tanaka/

#BéatriceTanaka #otonelencantado #antares #editora #autora #livro #literatura #antigo #capa #ilustrado #ilustração #nacional #resenha #andreiamarques

Deixe seu comentário

  • Andreia Marques - Fanpage
  • Andreia Marques - Instagram
  • Andreia Marques - Pinterest


Política de Privacidade


Copyright © 2015-2020 Andreia Marques