top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Dica de Livro Infantil Antigo (2009): "Nadistas & Tudistas", de Doc Comparato



Na Filosofia, estudamos a teoria dos pares opostos, desenvolvida por Filolau (filósofo pré-socrático, aluno de Pitágoras), que mais tarde foi melhor elaborada por seu pupilo Alcmeon, que desenvolveu uma tabela precisa de opostos. Para Alcmeon, tudo existia em pares, como por exemplo, o preto e o branco, o homem e a mulher, o par e o ímpar, o bom e mau, etc. É uma ideia interessante, que pode ser abordada no universo infantil com o objetivo de explicar a existência das diferenças e provocar o questionamento sobre alguns padrões sociais. É o que acontece na obra Nadistas & Tudistas, de Doc Comparato, editora Leitura, que se trata, essencialmente, de um livro de opostos e paradoxos. Para se ter uma ideia, a história começa ao contrário, onde o final é o início e o princípio finda o processo.

Na história, a humanidade desapareceu da Terra após um longo período de guerras. Daí surgiram os nadistas e os tudistas, que não eram pessoas, nem animais e nem plantas. Eram seres que apenas eram. Figuras engraçadas, curiosas, estranhas e profundamente extremistas. Os tudistas tudo queriam na vida e os nadistas, da vida, nada queriam. Os tudistas eram tagarelas, nervosos, consumidores. E os nadistas, calados, quietos e passivos.

Até que em meio a esse mundo de extremos, surgiu o pequeno Tutano, que começou a se perguntar sobre o porquê de ser assim, imaginando e desejando ser diferente. Entupido de questionamentos, Tutano saiu pensando e caminhando sem destino, até que se perdeu. Foi quando conheceu Nadinha, uma nadista que queria conhecer a cidade dos tudistas. Pararam para conversar, afinal, tinham muito em comum. Apesar de serem diferentes, eram também muito iguais. As ilustrações, feitas por Patrícia Gwinner, mesclam várias técnicas como aquarela, traço e recortes.

Como já mencionei, é um livro que explora os opostos, os paradoxos e incita o questionamento tão importante na formação do universo infantil.

Sobre o autor: Doc Comparato, nasceu em 1952, no Rio de Janeiro. Formou-se em medicina (cardiologia), mas decidiu abandonar tudo para seguir a carreira de escritor e roteirista. Conquistou várias premiações com seus escritos e participou da composição de roteiros e tramas de diversos programas televisivos e peças teatrais. Inclusive, o livro Nadistas & Tudistas foi adaptado para o teatro.

Sobre a ilustradora: Patricia Gwinner nasceu no Rio de Janeiro. É jornalista, artista plástica e escritora. Tem mais de cem livros ilustrados e mais de vinte histórias publicadas.

Trecho do livro: “Tutano parou para pensar Para descobrir os “porquês” Tutano descobriu que... Lei sem “porquê” não faz ordem. Lei com “porquê” não faz desordem.”

Infelizmente, o livro não está mais em circulação. Mas pode ser encontrado em sebos como a Estante Virtual.

Fontes: - Informações contidas no próprio livro e na internet.


Deixe seu comentário

bottom of page