top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Como fazer um "cantinho de leitura" em sua casa




Enfrentamos um momento bastante incomum. Estando em distanciamento social, isolamento ou quarentena, a rotina tem sido completamente outra, com pais e crianças em casa, praticamente em tempo integral.


Se o período de incertezas já não é fácil para os adultos, menos ainda, para as crianças. Com tantos questionamentos, cabe aos pais e responsáveis tentar se adaptar à rotina anormal e, ainda, conversar com os pequenos sobre este novo cenário. E a literatura pode, e deve ser, uma ferramenta fundamental para o diálogo e o entendimento desse e de outros processos aflitivos.


Que tal, então, ressignificar essa ocasião, aproveitando o tempo juntos para elaborar um cantinho de leitura em casa? Trata-se de um espaço lúdico, que muitos professores já conhecem bem nas escolas, e que pode ser criado, também, em ambiente doméstico. Abaixo, seguem alguns passos muito simples que ajudarão na arrumação de um lugar aconchegante para leitura e diversão de toda a família. Acredite: é muito mais fácil do que parece!



1. Escolha do local

Separe um lugar da casa que seja arejado e com boa iluminação. Não precisa ser muito amplo e pode pertencer a qualquer cômodo, desde que a arrumação permaneça sem alterar a rotina da família. Um cantinho bem no meio da sala não será funcional, nem para o adulto que precise passar com frequência, nem para a criança, que será constantemente atrapalhada em sua leitura. A ideia é montar um espaço tão permanente quanto possível e livre de interrupções.



2. Decoração

A arrumação fica à critério da sua criatividade. Pode-se utilizar de poltronas, puffs ou, até mesmo, almofadas sobre tapetes ou colchonetes no chão. Em uma das paredes podem ser pendurados desenhos coloridos, enfeites ou quadros que estimulem a leitura e o universo infantil.


Desenhos e enfeites confeccionados pelas próprias crianças.


Na falta de estantes, os livros poderão ser organizados dentro de caixas (de sapato, eletrodomésticos, etc.), caixotes de madeira, malas antigas ou em varal improvisado com barbante, fita crepe e pregadores de roupa (como geralmente é exposta a literatura de cordel).


Literatura de Cordel. Imagem: RBA - Rede Brasil Atual


Caixotes de madeira.


Cestos de vime ou palha.


Malas ou baús.


Caixas de papelão.



3. Conteúdo

Disponha todos os livros e gibis que as crianças possam ler à vontade e, preferencialmente, de acordo com sua faixa etária. Deixe disponível, também, algum tipo de material que possa ser utilizado após a leitura, como papel, lápis de cor, giz de cera, massa de modelar, etc. É muito comum que as crianças desejem desenhar ou brincar sobre o que apreenderam em uma história.



Anúncio:



4. Leia com eles

E, por último, mas não menos importante, participe também. Leia, faça contações de histórias e volte a ser criança! Aproveite esse tempo para se divertir, estreitar os laços familiares e incentivar a leitura, que estimula a inteligência e a imaginação, em qualquer idade.


Por fim, disse o poeta Mario Quintana, que "livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas!". Assim, que os livros sejam capazes de nos modificar nesse processo de autoconhecimento que se amplia, inevitavelmente, de modo global.



E você? Já tem o seu cantinho de leitura em casa ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários.


Boa leitura e boa diversão com seus pequeninos :)




 

Autoria



Autora Andreia Marques

Andreia Marques, fundadora da editora Panóplia, é psicanalista, filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura, blogueira e designer. Publicou oito livros infantis, organizou e participou de diversas antologias. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1978 e foi durante a infância que se encantou por literatura e fantasia, escrevendo sua primeira história aos dez anos, através de uma atividade escolar. Mais tarde, vindo a trabalhar como designer, encontrou no mundo das imagens uma outra forma de contar histórias e começou a produzir literatura infantil.


Instagram: @andreia.marques.autora

Deixe seu comentário

bottom of page