Dica de Livro Infantil: "Um Peixe Fora D'água", de Sura Berditchevsky

 

 

Livro: Um Peixe Fora D’água
Autora: Sura Berditchevsky
Ilustradores: Denise e Fernando
Editora: Nova Fronteira


Sobre o livro:
Viver sempre estressado, correndo e fugindo de ameaças que podem acontecer a qualquer momento. Seria esse um mal moderno? O mais lamentável é que nesta correria sem fim,   esquecemos de observar as maravilhas que acontecem, diariamente, a nossa volta.

E assim viviam os peixes de um cardume, em particular, no livro "Um Peixe Fora D’água", de Sura Berditchevsky. Na história, o peixinho Ernesto era curioso e sobre tudo perguntava. Só que seu cardume andava sempre às pressas no fundo do mar, o que atrapalhava sua busca constante por mais informações a cerca do mundo a sua volta. Então, questionou seu pai sobre o porquê de tanta pressa. E ele respondeu que estavam fugindo de baleias e peixes perigosos, embora não fosse possível vê-los por perto naquele instante. Foi então que Ernesto percebeu que viver daquela forma não era nada divertido. Então, desgarrou-se do cardume e começou a verificar a vida que se movia a sua volta. Conhecendo algas e outros bichos bem interessantes. Mas esta aventura custou um pouco caro para o peixinho que acabou sendo capturado por pescadores. E será que Ernesto conseguiu retornar para o mar?


 

 

As ilustrações, em preto e azul, são simpáticas e conseguem representar bem os cenários e personagens contidos no texto.

 

 
É um livro de história sensível, que embora tenha sido publicado, inicialmente, em 1986, cabe perfeitamente aos dilemas dos dias atuais.


Sobre a autora:
Silvia Berditchevsky, ou Sura Berditchevsky nasceu em São Paulo, em 1953. É escritora, atriz, professora de teatro e diretora de TV.


Trecho do livro:
“Era um cardume, Só peixes.
Nadavam sempre juntos:
Iam pra cá, iam pra lá,
Desviavam aqui e acolá.”


Fontes:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Sura_Berditchevsky

 

 



 

Please reload

Andreia Marques é filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura,  blogueira e designer.

Autora dos livros "Bééé Daqui... Bééé Dali!", "Quibungo", ”Berenice, a Cacatua”, “Melina e as Borboletas Noturnas”, “A Velha Pisadeira”, “Corpo Seco” e "Corda, Cordão e Muita Imaginação!".

Siga-me
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Meus Livros
capa.jpg
capa.jpg
Berenice, a Cacatua
capa.jpg
capa.jpg
capa.jpg
capa.jpg
Parceiros
Brasão Nerd
Love Livros
Editora LivroseBooks
Prosinhas Literárias
Mami em Dose Dupla
GAEB
Universo de Utopia
Justi Books
40659668_2265369973684221_31192417527293
Portal Literal
Categorias
Arquivo
Please reload

  • Andreia Marques - Fanpage
  • Andreia Marques - Instagram
  • Andreia Marques - Pinterest


Política de Privacidade


Copyright © 2015-2019 Andreia Marques