Livros Infantis Antigos (1977): "A Revolta dos Vaga-lumes", de Maria Alice do Nascimento e Silva Leuzinger

27/4/2016

 

 


Dados do livro:
Título: A Revolta dos Vaga-lumes
Autora: Maria Alice do Nascimento e Silva Leuzinger
Ilustrador: Gian Calvi
Editora: Editora de Orientação Cultural
Ano: 1977

 

 


Sobre o livro: 
Qual a importância de um pequeno vaga-lume? Faria alguma diferença, à rotina de alguém, a existência desses seres tão diminutos? Foi o que descobriram, às duras penas, os habitantes da floresta, no dia que os vaga-lumes entraram em greve. Sim, no livro "A Revolta dos Vaga-lumes", esses pequenos luminosos resolveram cruzar as patinhas. Já estavam, pois, cansados de tanto prestar favores e nunca serem devidamente recompensados ou agradecidos. 


A história é criativa e o texto é leve, de fácil leitura. A linguagem utilizada por Maria Alice do Nascimento e Silva Leuzinger  é mesmo bastante infantil.

 

 

 

As ilustrações, no entanto, são um pouco confusas na maioria dos quadros. Gian Calvi usou e abusou dos traçados a lápis e dos contrastes, criando cenários, que embora bastante escuros, são cheios de detalhes.

 

 


O livro ensina muito sobre gratidão e gentileza.

 

 


Sobre a autora:
Maria Alice do Nascimento e Silva Leuzinger era poeta, ficcionista e ensaísta. Nasceu em Friburgo, Rio de Janeiro, em 1911. 

 

 


Sobre o ilustrador:
Gian Calvi nasceu na Itália e veio para o Brasil, onde se radicou em 1949. É ilustrador e autor de vários livros infantis. Desenvolve também o projeto Crianças Criativas, voltado para estimular a criatividade da criança pela fantasia e o contorno com as questões do dia-a-dia, tais como a educação artística, a consciência ecológica e a proteção da infância e do adolescente. Mais informações no site: http://www.criancascriativas.com.br/

 

 


Trecho do livro:
“Céu escuro, terra escura, a noite não estava pra brincadeira, não se enxergava quase nada. E os bichos começaram a se afobar:
- Que peça nos pregou Dona Lua! Custava colaborar? E agora, como vai ser?”

 

 


Fontes:
- http://books.google.com.br/books?id=hn8f_Vs-mZAC&pg=PA405&lpg=PA405&dq=escritora+%22Maria+Alice+do+nascimento+e+silva%22&source=bl&ots=tQsrPnjPW9&sig=wpkapcZfFyfo057wcdAxU7nfI54&hl=pt-PT&redir_esc=y#v=onepage&q=escritora%20%22Maria%20Alice%20do%20nascimento%20e%20silva%22&f=false
 

 

 

 

Please reload

Andreia Marques é filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura,  blogueira e designer.

Autora dos livros "Bééé Daqui... Bééé Dali!", "Quibungo", ”Berenice, a Cacatua”, “Melina e as Borboletas Noturnas”, “A Velha Pisadeira”, “Corpo Seco” e "Corda, Cordão e Muita Imaginação!".

Siga-me
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Meus Livros
capa.jpg
capa.jpg
Berenice, a Cacatua
capa.jpg
capa.jpg
capa.jpg
capa.jpg
Parceiros
Brasão Nerd
Love Livros
Editora LivroseBooks
Prosinhas Literárias
Mami em Dose Dupla
GAEB
Universo de Utopia
Justi Books
40659668_2265369973684221_31192417527293
Portal Literal
Categorias
Arquivo
Please reload

  • Andreia Marques - Fanpage
  • Andreia Marques - Instagram
  • Andreia Marques - Pinterest


Política de Privacidade


Copyright © 2015-2019 Andreia Marques