Dica de Livro: "A Bíblia do MMORPG (Massive Multiplayer Online Roleplaying Game)", de Richard Stankevicius "Paranoid"

17/3/2017

 

Livro: A Bíblia do MMORPG (Massive Multiplayer Online Roleplaying Game)

Autor: Richard Stankevicius "Paranoid"

Editora: Autografia

 

 

Sobre o livro:

MMORPG ou Massive Multiplayer Online Roleplaying Game (Jogo de Interpretação de Personagens Online em Massa para Multijogadores), como o próprio nome descreve, é um jogo de computador que permite a participação simultânea de vários jogadores. Trata-se da variação do conhecido "RPG de mesa" ou "RPG de tabuleiro" e de um subtipo do Massively Multiplayer Online Game (Jogo Online para Multijogadores).

 

Assim como o RPG de mesa, o MMORPG é uma plataforma colaborativa no qual os jogadores assumem papéis de personagens que agem de acordo com um conjunto de regras, dentro de um mundo virtual amplamente dinâmico.

 

Exemplo de MMORPG, o "AdventureQuest 3D"

 

O interesse por essa modalidade fantástica cresce cada vez mais e foi pensando nesse público específico que a editora Autografia lançou A Bíblia do MMORPG (Massive Multiplayer Online Roleplaying Game), de Richard Stankevicius "Paranoid".

 

Direcionado mais especificamente para o RPG online, estilo WoW (World of Warcraft), trata-se de uma metáfora onde o autor assume o pseudônimo "Paranoid" (nome que nasceu devido à sua predileção pela banda inglesa Radiohead, principalmente pela música Paranoid Android) e elucida o mundo RPG utilizando-se da Bíblia, com passagens adaptadas dos livros Gênesis, Evangelho Segundo São Mateus, Apóstolos, Timóteo, Tiago e Coríntios. Desse modo especialmente original, são abordadas, de forma consciente mas muito bem humorada, questões técnicas e comportamentais de seus jogadores e da sociedade como um todo.

 

É um livro de bolso, estilo manual, que traz instruções para jogadores iniciantes, tabelas estruturais, um guia de controladores de joysticks, sugestões de ergonomia e um glossário bem abrangente.

 

Divertido e de fácil entendimento, pode ser apreciado tanto pelo gamer mais experiente quanto por quem deseja ingressar nesse mundo fantástico ou, simplesmente, conhecer um pouco mais sobre o assunto.

 

O livro pode ser adquirido através do site da editora Autografia.

 

 

 

Sobre o autor:

Richard Stankevicius é músico, escritor e fundador do L33T no Brasil, um clã do MMORPG Forsaken World. Durante a década de 90 ampliou seu estilo musical e estudou a fundo a Bíblia Sagrada, sua fonte de inspiração para a criação deste livro.

 

 

 

Trecho do livro:

"E disse Paranoid: Espalhem-se as águas debaixo dos céus, destruindo parte da Terra. E que haja mobs* por todos os lugares. E assim se fez."

 

 

* Mobiles ou monstros virtuais.

 

 

 

Fontes:

- https://pt.wikipedia.org/wiki/Massively_multiplayer_online_role-playing_game

https://www.kickstarter.com/projects/artix/adventurequest-3d/community

- Informações contidas no próprio livro.

 

 

 

 

 

Please reload

Andreia Marques é filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura,  blogueira e designer.

Autora dos livros "Bééé Daqui... Bééé Dali!", "Quibungo", ”Berenice, a Cacatua”, “Melina e as Borboletas Noturnas”, “A Velha Pisadeira”, “Corpo Seco” e "Corda, Cordão e Muita Imaginação!".

Siga-me
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Meus Livros
Parceiros
Brasão Nerd
Love Livros
Editora LivroseBooks
Prosinhas Literárias
Mami em Dose Dupla
GAEB
Universo de Utopia
Justi Books
40659668_2265369973684221_31192417527293
Portal Literal
Categorias
Arquivo
Please reload

Bééé Daqui, bééé Dali!
Quibungo
Berenice, a Cacatua
Corpo Seco
A Velha Pisadeira
Melina e as Borboletas Noturnas
Corda, Cordão  Muita Imaginação!
  • Andreia Marques - Fanpage
  • Andreia Marques - Instagram
  • Andreia Marques - Pinterest


Política de Privacidade


Copyright © 2015-2019 Andreia Marques