Dica de Livro: "O Diário Bipolar", de Manoela Serra

20/11/2017

 

Quem nunca ouviu falar sobre depressão, ansiedade ou anorexia? As psicopatologias atingem, hoje em dia, um número cada vez maior de indivíduos e, por isso, acredita-se que uma em cada três pessoas já sofreu, sofre ou sofrerá algum tipo de transtorno mental durante a vida.

 

O Transtorno Bipolar, por exemplo, é um dos mais conhecidos. Caracterizado por oscilações extremas de humor, com episódios de mania (entusiasmo elevado, independente de fatores externos) e depressão, não possui cura definitiva, mas pode ser controlado com tratamento adequado, que inclui medicação e terapia, associadas à uma boa qualidade de vida (alimentação, exercícios, meditação, etc.).

 

O TB se manifesta, na maioria das vezes, durante o final da adolescência. No entanto, existem casos em que os sintomas começam a surgir já na infância, como aconteceu com Manoela Serra, autora do livro O Diário Bipolar, editora Autografia.

 

 

Como o próprio nome diz, a obra é um registro de vida da autora, que conta, com muita verdade e sensibilidade, suas experiências com a doença. Apesar dos sintomas terem aparecido quando ainda era criança, Manoela passou por um longo período até conseguir o diagnóstico definitivo e, por conseguinte, o tratamento correto. O que significou muito tempo de sofrimento para a Manoela e sua família, que não sabia como lidar com suas bruscas mudanças de comportamento.

 

Por fim, a grande lição que o livro nos deixa é que, independente de qual seja o problema, existem várias formas de se buscar ajuda, mas o ponto principal é tentar alcançar, além do apoio dos mais queridos, o próprio apoio e entendimento. Ser portador da bipolaridade, assim como todos os outros transtornos mentais, é o mesmo que precisar enfrentar uma luta constante, mas, também, uma grande oportunidade de auto descobrimento.

 

Parabéns, Manoela Serra, pela coragem em compartilhar suas experiências e ajudar a tantas pessoas que passam pela mesma situação!

 

O livro encontra-se disponível no site da editora Autografia: http://www.autografia.com.br/loja/o-diario-bipolar/detalhes

 

 


Sobre a autora:
Manoela Serra nasceu em 1984, no Rio de Janeiro e mudou-se para Brasília em meados de 1988. Desce criança enfrentou problemas afetivos mas foi somente em 2009, já adulta, que foi diagnosticada com transtorno bipolar do humor com síndrome do pânico.  

 

 

 

Trecho do livro:
“Li muito, eu pesquisei muito, e, pelo visto, o diagnóstico bipolar realmente a demora. Uma situação recorrente em várias histórias, de várias pessoas pelo que fiquei sabendo. Aconteceu comigo, correto. Conseguiu o diagnóstico, sim, estou muito feliz! Pelo menos, consegui. Comecei o tratamento na hora certa, quando eu mais precisei apareceu ajuda. Sofri, sim, mas tudo que passei foi um aprendizado, que não consigo nem colocar corretamente em palavras."

 

 


Fontes: 
- https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-transtorno-bipolar-sintomas-tratamento-tem-cura/#o-que-e-transtorno-bipolar

- http://www.psiconlinews.com/2016/01/os-16-transtornos-mentais-mais-comuns.html

 

 

 

 

 

Please reload

Andreia Marques é filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura,  blogueira e designer.

Autora dos livros "Bééé Daqui... Bééé Dali!", "Quibungo", ”Berenice, a Cacatua”, “Melina e as Borboletas Noturnas”, “A Velha Pisadeira”, “Corpo Seco” e "Corda, Cordão e Muita Imaginação!".

Siga-me
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Meus Livros
Parceiros
Brasão Nerd
Love Livros
Editora LivroseBooks
Prosinhas Literárias
Mami em Dose Dupla
GAEB
Universo de Utopia
Justi Books
40659668_2265369973684221_31192417527293
Portal Literal
Categorias
Arquivo
Please reload

Bééé Daqui, bééé Dali!
Quibungo
Berenice, a Cacatua
Corpo Seco
A Velha Pisadeira
Melina e as Borboletas Noturnas
Corda, Cordão  Muita Imaginação!
  • Andreia Marques - Fanpage
  • Andreia Marques - Instagram
  • Andreia Marques - Pinterest


Política de Privacidade


Copyright © 2015-2019 Andreia Marques