Dica de Livro Infantil: "Corpo Seco", de Andreia Marques

7/11/2018

 

 

Lenda é uma história imaginária, difundida por várias gerações, que fala sobre mitos - personagens que compõem sua narrativa. Não se trata, no entanto, de uma mentira, mas da elaboração de um caso, fruto da imaginação popular, pertencente à cultura de um povo. No folclore brasileiro existem vários mitos, como o Saci, o Boitatá, a Cuca e a Mula sem Cabeça.

 

As lendas, assim como todas as histórias de fantasia, são preciosas ferramentas para a construção de identidade e valores no desenvolvimento infantil. Auxilia na formação do imaginário e amplia as aptidões cognitivas. Além de imergir os pequeninos em sua própria cultura.

 

Alguns dos nossos mitos, no entanto, não são muito propagados. A Velha Pisadeira, Quibungo e o Corpo Seco são exemplos de que desconhecemos boa parte do nosso folclore.

 

O livro infantil Corpo Seco, de Andreia Marques, editora Panóplia, pertence à Coleção Lendas Brasileiras, que tem como proposta principal fazer a divulgação desses personagens nacionais pouco conhecidos. A obra conta a história (comum ao interior de São Paulo e Minas Gerais) de um homem tão malvado que, após sua morte, nem a terra o aceitou, cuspindo-o de volta. Então, seu castigo, pelas maldades em vida, ficou sendo caminhar sem parar, como um zumbi, assustando as todos que atravessassem seu caminho. Até que, em uma de suas andanças, encontrou o menino João em uma porteira e decidiu assombrá-lo. Mas as chances da criatura se dar mal são grandes, porque o menino não é nada fácil de se assustar. 

 

Apesar da aparência sombria do Corpo Seco, a história é narrada em poesia e os diálogos são engraçados. A coragem do menino João é digna de um herói.

 


As ilustrações de Ed Soares mesclam técnicas manuais e digitais e conseguem transmitir bem a atmosfera misteriosa da história, que envolve os pequeninos do início ao fim.

 

 


Sobre a autora:
Andreia Marques é filósofa, escritora, poetisa e designer. Publicou seis livros infantis e participou de diversas antologias poéticas. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1978, e foi na infância que se encantou por literatura e fantasia, escrevendo sua primeira história aos dez anos, através de uma atividade escolar. Mais tarde, vindo a trabalhar como designer, encontrou no mundo das imagens uma outra forma de contar histórias e começou a produzir literatura infantil.

 

 


Sobre o ilustrador:
Ed Soares nasceu em 1971, no Rio de Janeiro, onde mora atualmente. Sempre gostou de desenhar. Quando criança, fazia suas próprias histórias em quadrinhos.

 

 


Trecho do livro:
“Diz a lenda que certa vez,
Um tal homem malvado,
Morreu de "morte morrida",
E, sem choro, fora enterrado.

 

Mas de tão malvado que era,
A terra não quis ele não...
Na mesma noite da enterra
Acordou sem cova ou caixão.”

 
 


O livro pode ser adquirido através do site da editora Panóplia:
https://www.editorapanoplia.com.br/pagina-de-produto/corpo-seco

 


Fontes
- https://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/corpo_seco.htm
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda


 

 

Please reload

Andreia Marques é filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura,  blogueira e designer.

Autora dos livros "Bééé Daqui... Bééé Dali!", "Quibungo", ”Berenice, a Cacatua”, “Melina e as Borboletas Noturnas”, “A Velha Pisadeira”, “Corpo Seco” e "Corda, Cordão e Muita Imaginação!".

Siga-me
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Meus Livros
capa.jpg
capa.jpg
Berenice, a Cacatua
capa.jpg
capa.jpg
capa.jpg
capa.jpg
Parceiros
Brasão Nerd
Love Livros
Editora LivroseBooks
Prosinhas Literárias
Mami em Dose Dupla
GAEB
Universo de Utopia
Justi Books
40659668_2265369973684221_31192417527293
Portal Literal
Categorias
Arquivo
Please reload

  • Andreia Marques - Fanpage
  • Andreia Marques - Instagram
  • Andreia Marques - Pinterest


Política de Privacidade


Copyright © 2015-2019 Andreia Marques