Dica de Livro: "Nem te Conto!", de Mirna Micheli Nesi

13/11/2018

 

Conto, segundo o dicionário Michaelis, é uma narrativa breve (...) que contém um só conflito e uma única unidade dramática, enfatizando mais a ação do que os personagens (daí o predomínio do diálogo em sua trama).  O satirista Luciano de Samósata (120 d.C – 192 d.C.) é considerado o primeiro autor da história a escrever um conto. 

 

A nossa literatura, em especial, é bastante reconhecida por seus contos. Machado de Assis é o autor mais consagrado por esse tipo de narrativa, mas outros tantos nomes como Lygia Fagundes Telles, Monteiro Lobato e Rubem Fonseca figuram nesse mundo fantástico.

 

Dentro deste contexto está o livro Nem te Conto!, de Mirna Micheli Nesi, editora Kelps. Trata-se de uma coletânea de contos, ao todo, nove: Conflito de Informações, Um Barulho na Noite, O Pianista, O Transportador de Ideias, A Carta, Alguém me Disse, A Batalha Final, Procura-se Fantasmas e Penas Brancas.

 

Cada texto possui identidade e cadência bem definidas o que demonstra a versatilidade e criatividade da autora. Alguns trazem reflexões sobre a natureza humana, como "O Pianista", que exemplifica o quanto o perdão pode transformar significativamente a vida de alguém. Outros, como "A Batalha Final", rendem boas gargalhadas. Afinal, quando poderíamos imaginar um grande vilão de ficção científica ser surpreendido por problemas técnicos em meio a uma grande batalha? E com direito à ligação para o suporte, que o deixa pendurado e sem a resolução efetiva de seu problema (Alguma semelhança com o mundo real?).

 

Contudo, "O Transportador de Ideias" me chamou bastante a atenção. Principalmente por trazer à tona a teoria de que é possível despertar o interesse pelas coisas essenciais utilizando-se da criatividade, especialmente com as crianças, fazendo-as gostar de ler ou de estudar, por exemplo. Tudo é questão de encontrar o estímulo certo para que o interesse seja despertado.

 

Enfim, é um livro de narrativa leve e divertida que pode ser apreciado por todas as idades.

 
 

 

Sobre a autora

Mirna Micheli Nesi nasceu no Rio de Janeiro. Cria histórias desde os 5 anos, mas apenas aos 18 começou a escrever, estimulada por uma professora de literatura. É autora, também, dos livros “Vingador Prateado” e “O Final Pode Esperar”. 

 

 

 


Trecho do livro
      “Soadas as doze badaladas, Carlos é acordado por barulhos estranhos. Ele abre os olhos e permanece na cama. Os ruídos logo cessam. Ele fecha os olhos novamente e novos ruídos mais estridentes o fazem se sentar na cama.              
       - Que barulho é esse?          
       Ele se vira para acordar sua esposa mas... (...)               
      Outro ruído indecifrável é ouvido agora com mais intensidade. Carlos salta da cama assustado.”  
             

 


O livro pode ser adquirido através da livraria virtual GAEB: https://gaeb.loja2.com.br/search_store?q=Nem+te+conto

 

 


Fontes
- https://www.infoescola.com/literatura/autores-de-contos/
- https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/conto
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Luciano_de_Samósata

 

 

 

 

Please reload

Andreia Marques é filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura,  blogueira e designer.

Autora dos livros "Bééé Daqui... Bééé Dali!", "Quibungo", ”Berenice, a Cacatua”, “Melina e as Borboletas Noturnas”, “A Velha Pisadeira”, “Corpo Seco” e "Corda, Cordão e Muita Imaginação!".

Siga-me
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Meus Livros
Parceiros
Brasão Nerd
Love Livros
Editora LivroseBooks
Prosinhas Literárias
Mami em Dose Dupla
GAEB
Universo de Utopia
Justi Books
40659668_2265369973684221_31192417527293
Portal Literal
Categorias
Arquivo
Please reload

Bééé Daqui, bééé Dali!
Quibungo
Berenice, a Cacatua
Corpo Seco
A Velha Pisadeira
Melina e as Borboletas Noturnas
Corda, Cordão  Muita Imaginação!
  • Andreia Marques - Fanpage
  • Andreia Marques - Instagram
  • Andreia Marques - Pinterest


Política de Privacidade


Copyright © 2015-2019 Andreia Marques