top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

20 (+2 bônus) filmes baseados em livros, disponíveis no catálogo da Netflix (2022)


20 filmes baseados em livro no catálogo da netflix 2022

"— O livro é sempre melhor que o filme!", defendem os leitores mais apaixonados.


Apesar de tentar ver o filme como uma releitura da mesma obra, e não um registro fiel, me incluo no rol daqueles que, na maioria das vezes, acabam achando que o livro foi MESMO melhor que a película. Talvez por ter me permitido o primeiro contato com a história.


De qualquer forma, quando assistimos a um filme ou série baseado em algum livro, bate aquela curiosidade em saber como a história foi escrita, como foi elaborada sob a perspectiva do autor.


Movida pela curiosidade, garimpei, no catálogo da Netflix, alguns títulos bem interessantes dentro desse contexto. Encontrei uns já muito conhecidos, como a saga "Jogo Vorazes", e outros nem tanto.


Compartilho, então, 20 (+ 2 bônus) filmes inspirados em livros:




1. Enola Holmes (2020)

Filme e livro Enola Holmes

Filme: Enola Holmes (Millie Bobby Brown) é uma adolescente cujo irmão mais velho é o reconhecido detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill). Quando sua mãe desaparece, a jovem inicia uma investigação para descobrir seu paradeiro enquanto luta contra a vontade de seu outro irmão Mycroft (Sam Claflin), que planeja mandá-la para um colégio interno feminino.


Livro: "Os mistérios de Enola Holmes - O Caso do Marquês Desaparecido", de Nancy Springer, editora Verus.




2. No Coração do Mar (2015)

Filme e livro No Coração do Mar

Filme: No inverno de 1820, o baleeiro Essex, liderado pelo capitão George Pollard (Benjamin Walker) e o primeiro oficial Owen Chase (Chris Hemsworth), sofre o ataque de uma baleia gigante. O barco, então, naufraga e sua tripulação tenta sobreviver em uma ilha deserta. Baseado em um caso real, a história inspirou a escrita do livro "Moby-Dick", de Herman Melville.


Livro: "No Coração do Mar", de Nathaniel Philbrick, editora Companhia das Letras.




3. Por Lugares Incríveis (2020)

Filme e livro Por Lugares Incríveis

Filme: Violet Markey (Elle Fanning) e Theodore Finch (Justice Smith) são dois adolescentes que se conhecem de uma forma bastante peculiar. Juntos, eles se apoiam em uma jornada transformadora em busca dos lugares mais maravilhosos de Indiana, Estados Unidos.


Livro: "Por Lugares Incríveis", de Jennifer Niven, editora Seguinte.




4. O Menino Que Descobriu o Vento (2019)

Filme e Livro O Menino Que Descobriu o Vento

Filme: William Kamkwamba (Maxwell Simba), um menino de Malawi que sonha poder estudar, não se conforma com a realidade de seu vilarejo e começa a desenvolver uma espécie de moinho de vento capaz de bombear água. O que transforma totalmente a vida de seus pais e de sua comunidade, que vive da agricultura.


Livro: "O Menino Que Descobriu o Vento", de William Kamkwamba e Bryan Mealer, editora Principis.




5. Garota Exemplar (2014)

Filme e livro Garota Exemplar

Filme: No dia de seu quinto aniversário de casamento, Amy (Rosamund Pike) desaparece e seu marido Nick (Ben Affleck) se torna o principal suspeito. Nick, então, fará de tudo para provar sua inocência, ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que realmente aconteceu com Amy.


Livro: "Garota Exemplar", de Gillian Flynn, editora Intrínseca.




6. A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (2018)

Filme e livro A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

Filme: Na Londres de 1946, a escritora Juliet Ashton (Lily James) começa a trocar cartas com os moradores de Guernsey, uma das ilhas do Canal de La Mancha, invadida pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de saber que um clube do livro foi fundado durante a guerra, a jovem decide ir pessoalmente à ilha, onde vive profundas experiências que acabam por inspirá-la a escrever um livro.


Livro: "A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata", de Mary Ann Shaffer, editora Rocco.




7. O Grande Gatsby (2013)

Filme e livro O Grande Gatsby

Filme: Em 1922, Nick Carraway (Tobey Maguire) torna-se vizinho do misterioso e festeiro milionário Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Em pouco tempo, Nick é convidado por Gatsby para uma festa incrível em sua mansão e ambos se tornam grandes amigos, em meio a ilusões, fraudes, assassinatos e amores impossíveis.


Livro: "O Grande Gatsby", de F. Scott Fitzgerald, editora Record.




8. Jogo Perigoso (2017)

Filme e livro Jogo Perigoso

Filme: O casal Jessie (Carla Gugino) e Gerald (Bruce Greenwood) estão em crise e tentam salvar o casamento passando um final de semana romântico em casa bastante isolada. Durante um jogo erótico, Gerald algema Jessie à cabeceira da cama e sofre um ataque cardíaco fulminante logo em seguida. Presa à cama, Jessie luta pela sua sobrevivência enquanto revive traumas do passado.


Livro: "Jogo Perigoso", de Stephen King, editora Suma das Letras.




9. Doze Anos de Escravidão (2014)

Filme e livro Doze Anos de Escravidão

Filme: Em 1841, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem livre, é sequestrado, acorrentado e vendido como um escravo, após aceitar um trabalho em outra cidade. Desse modo, ao longo de doze anos, ele vive todo tipo de brutalidades, passando pelas mãos de Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender).


Livro: "Doze Anos de Escravidão", de Solomon Northup, editora Companhia das Letras.




10. As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Filme e livro As Vantagens de Ser Invisível

Filme: Charlie (Logan Lerman), um jovem tímido e deslocado, conhece os dois irmãos Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), que o ajudam a viver novas experiências. Embora esteja feliz nessa nova fase, ele não esquece as tristezas do passado, que têm origem em uma chocante revelação.


Livro: "As Vantagens de Ser Invisível", de Stephen Chbosky, editora Rocco.




11. 1922 (2017)

Filme e livro 1922

Filme: O pacato fazendeiro Wilfred James (Thomas Jane) tem uma ideia terrível para solucionar seus problemas financeiros: assassinar sua esposa (Molly Parker). Mas, para que isso aconteça, ele precisa convencer seu filho Henry (Dylan Schmid) a participar do assassinato.


Livro: "1922", de Stephen King.




12. A Mulher na Janela (2021)

Filme e livro A Mulher na Janela

Filme: Anna Fox (Amy Adams) sofre de uma fobia que a mantém reclusa em casa, onde ela passa os dias bebendo vinho, assistindo à filmes antigos e conversando com estranhos pela internet. Quando uma nova família se muda para a casa do outro lado da rua, Anna observava a tudo pela janela e fica obcecada por aquela vida perfeita. Até que, em certa noite, ela vê algo muito sinistro com sua câmera.


Livro: "A Mulher na Janela", de A. J. Finn, editora Arqueiro.




13. Era Uma Vez Um Sonho (2020)

Filme e livro Era Uma Vez Um Sonho

Filme: A família Vance, composta pela mãe Bev (Amy Adams), a avó Mamaw (Glenn Close) e o neto J.D. Vance (Gabriel Basso), muda-se para Ohio em busca de uma vida melhor. Em meio a grandes dificuldades, o jovem Vance cresce e se torna um estudante de direito na universidade de Yale. Quando sua mãe sofre uma overdose de heroína, ele precisa retornar à sua cidade natal e se depara com a dura realidade de sua família, trazendo à tona todo passado dramático.


Livro: "Era Uma Vez Um Sonho", de J. D. Vance, editora Leya.




14. Adoráveis Mulheres (2020)

Filme e livro Adoráveis Mulheres

Filme: Durante Guerra Civil do Estados Unidos, as irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras. Até que Beth, a irmã caçula, é acometida por uma doença que muda para sempre a vida delas.


Livro: "Mulherzinhas", de Louisa May Alcott, editora Planeta.




15. O Tigre Branco (2021)

Filme e livro O Tigre Branco

Filme: O ambicioso motorista indiano, Balram Halwai (Adarsh Gourav), utiliza-se de muita astúcia para escapar da miséria e ascender no mundo dos negócios.


Livro: "O Tigre Branco", de Aravind Adiga, editora Harper Collins.




16. Campo do Medo (2019)

Filme e livro Campo do Medo

Filme: Gritos ecoam dentro de um matagal no Kansas. Ao ouvirem os pedidos de socorro, dois irmãos decidem entrar no local e logo descobrem que, uma vez lá dentro é impossível sair.


Livro: "Campo do Medo", de Stephen King.




17. Comer, Rezar e Amar (2010)

Filme e livro Comer, Rezar e Amar

Filme: Liz Gilbert (Julia Roberts) acreditava que havia conseguido tudo na vida. Afinal, havia conquistado uma carreira de sucesso, mora em uma boa casa, e havia se casado com um homem bom. sucesso. Porém, ela sente uma profunda necessidade de mudança e embarca em busca da autodescoberta que a conduz por lugares incríveis.


Livro: "Comer, Rezar e Amar", de Elizabeth Gilbert, editora Objetiva.




18. Dumplin (2017)

Filme e livro Dumplin

Filme: Willowdean (Danielle Macdonald) ou "Dumplin" (como sua mãe a chama) é uma adolescente com sobrepeso e cheia de autoestima. Apesar de estar bem consigo mesmo, ela não tem o respeito de sua mãe, uma ex-miss que ainda trabalha com concursos de beleza.


Livro: "Dumplin", de Julie Murphy, editora Valentina.




19. O Irlandês (2019)

Filme e livro O Irlandês

Filme: Frank Sheeran (Robert De Niro), ou "O Irlandês", é um veterano de guerra que concilia o ofício de caminhoneiro com a vida de assassino de aluguel da máfia. Braço direito da família Bufalino, Frank relembra os segredos que guardou por lealdade.


Livro: "O Irlandês", de Charles Brandt, editora Seoman.




20. Millennium: A Garota na Teia de Aranha (2018)

Filme e livro Millennium: A Garota na Teia de Aranha

Filme: Lisbeth Salander (Sverrir Gudnason) escreveu várias matérias para uma revista que a deixou conhecida como anti-heroína. Um dia, ela é contactada pelo governo do Estados Unidos para recuperar e deletar um programa de computador que dá acesso a um material extremamente perigoso. Ao aceitar a missão, Lisbeth se depara com uma teia de espionagem internacional e decide roubar o programa.


Livro: "Millennium: A Garota na Teia de Aranha", de David Lagercrantz, editora Companhia das Letras.




BÔNUS: 2 filmes nacionais baseados em clássicos da literatura nacional.


21. O Tempo e o Vento (2013)

Filme e livro O Tempo e o Vento

Filme: Viveram em conflito, por 150 anos, as família Amaral e Terra-Cambará. A luta entre essas duas famílias corre em paralelo à formação do estado do Rio Grande do Sul e pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, eles precisam se defender.


Livro: "O Tempo e o Vento", de Érico Veríssimo, editora Companhia das Letras.




22. O Meu Pé de Laranja Lima (2013)

Filme e livro Meu Pé de Laranja Lima

Filme: Zezé (João Guilherme de Ávila) tem oito anos e uma vida bem modesta. O menino tem o costume de conversar o pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa, que parece ser seu único confidente. Em um belo dia, Zezé conhece Portuga (José de Abreu), um senhor que passa a conversar com ele a ajudá-lo em suas questões.


Livro: "O Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos, editora Melhoramentos.





Agora, quero saber de você: Já viu algum desses filmes elencados acima? Sabia que eram baseados em livros? Gostou, ou não gostou, de alguma indicação? Participe deixando suas impressões nos comentários.



Grande abraço! :)




 

Autoria



Autora Andreia Marques

Andreia Marques, fundadora da editora Panóplia, é psicanalista, filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura, blogueira e designer. Publicou oito livros infantis, organizou e participou de diversas antologias. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1978 e foi durante a infância que se encantou por literatura e fantasia, escrevendo sua primeira história aos dez anos, através de uma atividade escolar. Mais tarde, vindo a trabalhar como designer, encontrou no mundo das imagens uma outra forma de contar histórias e começou a produzir literatura infantil.


Instagram: @andreia.marques.autora




Deixe seu comentário

bottom of page