top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Livro Infantil Antigo (1988): "Rei Zangado & Rainha Furibunda", de Jorge de Sá


Dados originais do livro: Título: Rei Zangado & Rainha Furibunda Autor: Jorge de Sá Ilustrador: Fernando Nunes Editora: Ao Livro Técnico S.A. Ano: 1988

Sobre o livro: Um rei zangado convivendo com uma rainha furiosa não podia mesmo dar muito certo! E é sobre essa ideia inusitada que trata o livro "Rei Zangado & Rainha Furibunda", de Jorge de Sá. Na história, assim como diz o título, rei e rainha são criaturas amargas e infelizes. Só que a rainha o é por maldade e o rei, por subjugação. Pois, na verdade, ele é zangado porque a rainha impõe que seja dessa forma. E naquele reino, não se podia sorrir, dançar ou comemorar qualquer coisa. Assim, diante deste tédio absoluto, o que todos costumavam fazer era dormir bastante, pois pelo menos dormir era permitido.

No entanto, em um belo dia, enquanto o rei dormia, teve sonhos espetaculares, em que ele se divertia pra valer em um bosque repleto de crianças a brincar, pintar e bordar. Foi aí que ele percebeu que não precisava permanecer naquela raiva toda, que seria muito mais feliz vivendo a vida numa boa. E para a tristeza da rainha, quando acordou ele fugiu do castelo e foi ser feliz viajando com um grupo de artistas e saltimbancos da poesia. Ufa, Melhor assim! Palmas para o rei!

E a rainha? Não fica claro o seu destino, mas na certa deve ter morrido de raiva!

As ilustrações, mesmo em preto e branco são lindas. Os cenários são repletos de detalhes como pequenos animaizinhos dormindo e um ratinho que acompanha o rei em todas as cenas.

O livro é excelente para ensinar ao público infantil que o mais importante é ser feliz e não se deixar subjugar por ninguém.

Sobre o autor: Sem informações disponíveis sobre o autor.


Sobre o ilustrador: Fernando Nunes é programador visual e ilustrador desde 1978.


Trecho do livro: “Era uma vez um rei zangado, sempre de cara amarrada resmungando pelos cantos nunca fazendo nada”


Fontes: - Informações contidas no próprio livro.


Deixe seu comentário

bottom of page