top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Coração despedaçado

Por Andreia Marques


Homem pintado de azul com mãos no rosto e um desenho de coração vermelho grudado em seu peito.

"Seu coração estava aos pedaços...


Recolheu os caquinhos do chão, pequenos fragmentos vermelhos que encheram as duas mãos em concha. Fora um golpe certeiro e parecia irreparável! Instantaneamente, cogitou desistir, jogar tudo fora e não pensar mais naquilo. Mas, como viver sem coração? Poderia, até, entupir aquele grande buraco no peito com algodão, ou folhas, ou flores, mas, por mais bonito e poético que fosse, ainda assim, não seria o seu coração. Não haveria de bater, de trepidar diante de uma grande paixão ou de um sonho realizado. Não, definitivamente, não deveria se privar de novas sensações!


Aturdido, decidiu resgatá-lo, colando pedacinho por pedacinho... Mas a tarefa não foi nada fácil.


Várias partes não se encaixaram e alguns espaços insistiram em ficar vazios. Mesmo assim, seguiu em frente e, no final de toda luta, lá estava, novamente, a peça inteira, mesmo que não totalmente completa... Como talvez fosse o coração de todo mundo.


Por fim, decidiu colocá-lo novamente, encaixando-o, com cuidado, no imenso vazio... Nossa, como doía! Era impossível não chorar, era difícil não gritar.


E, para sua surpresa, depois de algum tempo, voltou a sentir, pouco a pouco, o pulsar em seu peito dolorido... Estava começando a se curar.


Quem disse que não é possível reconstruir um coração despedaçado?"



Mulher ao fundo estendendo a mão com um coração de papel vermelho


 

Autoria



Autora Andreia Marques

Andreia Marques, fundadora da editora Panóplia, é psicanalista, filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura, blogueira e designer. Publicou oito livros infantis, organizou e participou de diversas antologias. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1978 e foi durante a infância que se encantou por literatura e fantasia, escrevendo sua primeira história aos dez anos, através de uma atividade escolar. Mais tarde, vindo a trabalhar como designer, encontrou no mundo das imagens uma outra forma de contar histórias e começou a produzir literatura infantil.


Instagram: @andreia.marques.autora

Comentários


Deixe seu comentário

bottom of page