top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

"Se a Vida é um jogo, aqui estão as regras", de Allan & Barbara Pease


Capa livro "Se a vida é um jogo aqui estão as regras"

“Estamos começando a compreender na ciência médica o grau em que a natureza dos pensamentos e emoções realmente determina a substância física, a estrutura e a função de nossos corpos.” Dr. John Hagelin


O termo "lei da atração" já é bastante conhecido e se refere ao fenômeno em que os nossos pensamentos transformam a realidade de nossas vidas. Essencialmente, isso significa que se você desejar alguma coisa e pensar muito a esse respeito, é bastante provável que você irá alcançá-la. Da mesma forma que, se focar sua atenção em algo que você não queira, você também irá atrair essa determinada situação. Tudo isso porque a nossa mente gera energia magnética através dos pensamentos e, como uma espécie e imã invisível, ela atrai situações compatíveis com o que pensamos, independente de estarmos conscientes ou não desse processo. Aliás, é exatamente por isso que a lei da atração foi classificada como tal, por alguns pensadores. Visto que, no sentido científico, lei é uma regra que acontece com base em algum evento que ocorra além de nossas observações limitadas.


A atenção popular pela lei da atração atingiu seu ápice após o lançamento do beste-seller O Segredo, de Rondha Byrne que deu origem ao filme documental do mesmo nome. E, apesar de receber muitas críticas da comunidade científica, pela impossibilidade de ser mensurada, alguns estudiosos do assunto acreditam que sim, ela pode ser explicada cientificamente. É o que é elucidado no livro Se a vida é um jogo, aqui estão as regras, de Allan & Barbara Pease.


Segundo os autores, a estrela principal desse processo é o SAR, ou Sistema Ativador Reticular, que foi descoberto em 1949, pelos cientistas H. W. Magoun e Giuseppe Moruzzi, na Itália. Essa pequena área de nome estranho, localizada no tronco cerebral de todos mamíferos, é o centro de comando e controle do cérebro, um feixe de fibras nervosas de formação reticular.


Esse sistema é responsável, especialmente, pelos estados de vigília, atenção e motivação. Como sua base é diretamente ligada à medula espinhal - que recebe informações vindas diretamente dos nossos sentidos - tudo que vemos, ouvimos e sentimos passa por ele. Como um centro de triagem e, também, como uma espécie de mecanismo de busca, ele avalia as informações que chegam e as organiza sob a forma de mensagens que exigem nossa atenção. Dessa forma, o SAR busca no ambiente ao nosso redor os padrões de informações que mais combinam com nossas crenças. Resumidamente, de acordo com o que pensarmos, nosso SAR prestará mais atenção e filtrará todas as informações para nos ajudar a enxergar e selecionar aquilo que escolhemos acreditar. Por exemplo: se você acredita que a vida é extremamente cruel, enxergará e ouvira mais informações que validem essa crença. É por esse mesmo motivo que quando você escolhe a marca de carro que deseja comprar passa a vê-la com muito mais frequência pelas ruas.


Se a vida é um jogo aqui estão as regras

A grande sacada, então, seria reprogramar o cérebro para alcançar nossos objetivos, com o apoio desse novo aliado. Identificando nossas metas, tudo que é mais importante, para que o SAR passe a trabalhar ao nosso favor, apontando situações e oportunidades que antes não enxergaríamos com facilidade. Por tanto, não pode haver discordância entre nosso pensamento e nossos sentimentos. Se você deseja, por exemplo, ser milionário e carrega uma crença enraizada de que o dinheiro é ruim, com certeza você passará uma mensagem confusa ao SAR. Então, antes de mais nada é necessário preparar o terreno com alguns passos simples descritos no livro.


Se a vida é um jogo aqui estão as regras

A proposta principal é virar o jogo da vida ao nosso favor para que possamos realizar todos os nossos sonhos. Se está é uma proposta tentadora e, principalmente, crível pra você, então, porque não tentar, não é mesmo?





Allan & Barbara Pease
Imagem: Pease International

Sobre os autores

Allan e Barbara Pease são casados, têm seis filhos e moram na Austrália. Até a presente data, escreveram um total de 18 best-sellers sobre temas como relacionamento humano e linguagem corporal. Possuem uma companhia, a Pease International Ltd que produz todo o tipo de material voltado para negócios. Conheça mais sobre os autores e seu trabalho em www.peaseinternational.com.







Trecho do livro:

“A verdade é que você escolheu os pensamentos que o levaram aonde se encontra agora. É sempre assim. Mas não importam as decisões que você tomou no passado; esse é o passado. Seu futuro será determinado pelos pensamentos e escolhas que fizer a partir de hoje – e você tem 100% de controle sobre eles.

A única diferença é que agora você pode começar a escolher as circunstancias que realmente quer na vida. Seu SAR não vai decepcioná-lo.”



Fontes:

- Informações contidas no próprio livro.




 

Autoria


Autora Andreia Marques

Andreia Marques, fundadora da editora Panóplia, é psicanalista, filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura, blogueira e designer. Publicou oito livros infantis, organizou e participou de diversas antologias. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1978 e foi durante a infância que se encantou por literatura e fantasia, escrevendo sua primeira história aos dez anos, através de uma atividade escolar. Mais tarde, vindo a trabalhar como designer, encontrou no mundo das imagens uma outra forma de contar histórias e começou a produzir literatura infantil.


Instagram: @andreia.marques.autora



Deixe seu comentário

bottom of page