top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Livros Infantis Antigos: (1865) "Juca e Chico", de Heinrich Christian Wilhelm Busch (W. Bu


Dados da publicação original: Título: Max und Moritz Autor e ilustrador: Heinrich Christian Wilhelm Busch (W. Busch) Editora: Braun and Schneider País: Alemanha Ano: 1865

Dados da publicação no Brasil: Título: Juca e Chico – História de Dois Meninos em Sete Travessuras Tradutor: Olavo Bilac Editora: Edições Melhoramentos Ano: 1915

Sobre o livro: Juca e Chico (Max e Moritz) foi um dos grandes achados em minhas visitas aos sebos do Rio de janeiro. Publicado no Brasil em 1915, a obra não teve mais nenhuma outra reedição, o que torna esse exemplar uma verdadeira relíquia pra mim. No livro, Juca e chicho são dois meninos muito, digamos assim, arteiros! Eles vivem em uma aldeia diminuta e se divertem causando incômodos a todos com suas travessuras.

Mas o que mais impressiona no livro é o nível de maldade empregado pelos dois, em suas estripulias. No entanto, esse perfil macabro parece ainda ser herança dos contos de fadas. Lembremos, por exemplo, das histórias dos irmãos Grimm, onde seus protagonistas e antagonistas podiam tanto ser punidos com a morte quanto torturados de forma medonha.

As ilustrações de W. Busch, por sua vez, representam seus personagens de forma bem original. Geralmente são bem feios, narigudos, magrelos, desengonçados, etc.

E o desfecho da história é bastante trágico para os dois meninos. Assusta, ao mesmo tempo em que nos impulsiona a refletir sobre certas tragédias humanas. O que faz alguns crerem que o livro é indicado mais para adultos do que para crianças. Concordo. Pois embora seja uma referência da literatura infantil, eu, particularmente, não recomendaria como um bom livro para os pequeninos.

Sobre o autor e ilustrador: Heinrich Christian Wilhelm Busch nasceu na Alemanha em 1832 e morreu em 1908. Era poeta, pintor e caricaturista. Max and Moritz foi o seu primeiro livro publicado.

Imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Busch#/media/File:Wilhelm_Busch.jpg


Curiosidades: - O livro Max and Moritz é considerado precursor dos quadrinhos. - A tradução do livro no Brasil foi realizada, de forma primorosa, por Olavo Bilac, poeta brasileiro e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

Trecho do livro: "Não têm conta as aventuras, As peças, as travessuras Dos meninos mal criados... Destes dois endiabrados,

Um é Chico; o outro é o Juca: Põem toda a gente maluca, Não querem ouvir conselhos Estes travessos fedelhos!"


Deixe seu comentário

bottom of page