top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Dica de Livro Infantil: "Bééé Daqui... Bééé Dali!", de Andreia Marques




A ideia de contar ovelhas para dormir surgiu em um conto árabe, de Petrus Alphons, no século 12, onde um rei contratava um contador de histórias para ajudá-lo a dormir. O contador, por sua vez, narra para o rei a peleja de um fazendeiro que comprou duas mil ovelhas e precisava levá-las para casa em um barco que comportava apenas duas ovelhas por vez, fazendo com que o rei contasse, uma a uma, as mil viagens que o fazendeiro precisava fazer. Esse conto ressurgiu no livro “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, no século 17, se espalhando pela Europa, tornando-se conhecido no resto do mundo.


No livro infantil Bééé Daqui... Bééé Dali!” da autora Andreia Marques, editora Panóplia, a personagem Maria - uma encantadora menina de cabelos negros cacheados - perdeu o sono e não conseguia mais voltar a adormecer. Foi quando se lembrou do sábio conselho de sua avó, de contar ovelhas para vencer a insônia. O que Maria não poderia contar, na verdade, é que seria uma tarefa muito mais difícil do que parecia.

As ilustrações da autora, em parceira com o ilustrador Ed Soares, mesclam técnicas manuais e digitais.


Sobre a autora

Andreia Marques é filósofa, escritora, poetisa, mediadora de leitura, blogueira e designer. Publicou oito livros infantis e participou de diversas antologias. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1978, e foi na infância que se encantou por literatura e fantasia, escrevendo sua primeira história aos dez anos, através de uma atividade escolar. Mais tarde, vindo a trabalhar como designer, encontrou no mundo das imagens uma outra forma de contar histórias e começou a produzir literatura infantil.






Sobre o ilustrador

Ed Soares nasceu em 1971, no Rio de Janeiro, onde mora atualmente. Sempre gostou de desenhar. Quando criança, fazia suas próprias histórias em quadrinhos.

Saiba mais sobre o seu trabalho através do Instagram “@ed.soares.oficial”.








Trecho do livro “Maria dormia em uma noite,

Quando acordou de repente.

Virou-se e revirou-se...

E nada de sono novamente.


Estirou as pernas e os braços,

Apertou os olhos com força,

Retirou dos cabelos, o laço,

Cobriu-se toda com a colcha.”




Adquira seu exemplar, clicando aqui.




Fontes:

- Informações contidas no próprio livro;


Deixe seu comentário

bottom of page