top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Dica de Livro: "O Diário Bipolar", de Manoela Serra


Quem nunca ouviu falar sobre depressão, ansiedade ou anorexia? As psicopatologias atingem, hoje em dia, um número cada vez maior de indivíduos e, por isso, acredita-se que uma em cada três pessoas já sofreu, sofre ou sofrerá algum tipo de transtorno mental durante a vida.

O Transtorno Bipolar, por exemplo, é um dos mais conhecidos. Caracterizado por oscilações extremas de humor, com episódios de mania (entusiasmo elevado, independente de fatores externos) e depressão, não possui cura definitiva, mas pode ser controlado com tratamento adequado, que inclui medicação e terapia, associadas à uma boa qualidade de vida (alimentação, exercícios, meditação, etc.).

O TB se manifesta, na maioria das vezes, durante o final da adolescência. No entanto, existem casos em que os sintomas começam a surgir já na infância, como aconteceu com Manoela Serra, autora do livro O Diário Bipolar, editora Autografia.

Como o próprio nome diz, a obra é um registro de vida da autora, que conta, com muita verdade e sensibilidade, suas experiências com a doença. Apesar dos sintomas terem aparecido quando ainda era criança, Manoela passou por um longo período até conseguir o diagnóstico definitivo e, por conseguinte, o tratamento correto. O que significou muito tempo de sofrimento para a Manoela e sua família, que não sabia como lidar com suas bruscas mudanças de comportamento.

Por fim, a grande lição que o livro nos deixa é que, independente de qual seja o problema, existem várias formas de se buscar ajuda, mas o ponto principal é tentar alcançar, além do apoio dos mais queridos, o próprio apoio e entendimento. Ser portador da bipolaridade, assim como todos os outros transtornos mentais, é o mesmo que precisar enfrentar uma luta constante, mas, também, uma grande oportunidade de auto descobrimento.

Parabéns, Manoela Serra, pela coragem em compartilhar suas experiências e ajudar a tantas pessoas que passam pela mesma situação!

Sobre a autora: Manoela Serra nasceu em 1984, no Rio de Janeiro e mudou-se para Brasília em meados de 1988. Desce criança enfrentou problemas afetivos mas foi somente em 2009, já adulta, que foi diagnosticada com transtorno bipolar do humor com síndrome do pânico.

Trecho do livro: “Li muito, eu pesquisei muito, e, pelo visto, o diagnóstico bipolar realmente a demora. Uma situação recorrente em várias histórias, de várias pessoas pelo que fiquei sabendo. Aconteceu comigo, correto. Conseguiu o diagnóstico, sim, estou muito feliz! Pelo menos, consegui. Comecei o tratamento na hora certa, quando eu mais precisei apareceu ajuda. Sofri, sim, mas tudo que passei foi um aprendizado, que não consigo nem colocar corretamente em palavras."


Deixe seu comentário

bottom of page