top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Dica de Livro: "A Jornada de Tony Farkas - Operação Guarulhos", de R. G. Werther


Distopia é a ficção que ensaia a experiência de se viver em uma "utopia negativa", ou seja, em um mundo imperfeito, não idealizado. As distopias são comumente caracterizadas por uma pesada opressão sobre a sociedade e são geralmente elaboradas como advertência sobre nossas próprias convenções sociais, sugerindo que determinadas ações, ou a falta delas, possa levar a humanidade à sua própria ruína.

Podemos encontrar o tema no cinema, em filmes como V de Vingança e Jogos Vorazes e na TV, em séries como Black Mirrow e Walking Dead. Na literatura o assunto também é largamente explorado, como, por exemplo, na obra A jornada de Tony Farkas - Operação Guarulhos, de R. G. Werther, editora Autografia.

A história se passa no ano de 2070, em um Brasil devastado pela terceira guerra mundial. O protagonista, Tony Farkas, é um jovem sobrevivente que conseguiu se manter a salvo em sua própria casa, resistindo a condições extremas e tendo como companhia apenas o seu cachorro Max.

Em um território totalmente hostil, repleto de saqueadores e milicianos (membros do exército invasor), manter-se escondido parecia ser a única opção até o dia em que ouve uma estranha mensagem pelo rádio, alertando sobre o último lugar seguro do país: Brasília. Tony, então, decide viajar em busca de sua provável salvação e o que encontra pelo caminho acaba colocando em dúvida tudo que ele acreditava ser verdadeiro.

A saga desse jovem herói é escrita em primeira pessoa, em narrativa dinâmica e interessante. Um ensaio efetivo sobre um futuro - infelizmente - não tão improvável e por, isso, um bom livro para quem aprecia aventuras e mundos distópicos.


Trecho do livro:

“Flagro-me agora deixando minha casa, no bairro no qual nasci e fui criado por dezenove anos. Um fino aperto no peito e um nó travado na garganta são tudo que consigo sentir agora, enquanto arrasto lentamente o pequeno portão enferrujado logo atrás de mim. E, quando ouço o som metálico do trinco, quando fecho isso, sinto vontade de chorar, mas eu aguento."

Fontes:


Deixe seu comentário

bottom of page