top of page
Receba as novidades:

Obrigada pelo envio!

Dica de Livro: "Nem te Conto!", de Mirna Micheli Nesi


Conto, segundo o dicionário Michaelis, é uma narrativa breve (...) que contém um só conflito e uma única unidade dramática, enfatizando mais a ação do que os personagens (daí o predomínio do diálogo em sua trama). O satirista Luciano de Samósata (120 d.C – 192 d.C.) é considerado o primeiro autor da história a escrever um conto.

A nossa literatura, em especial, é bastante reconhecida por seus contos. Machado de Assis é o autor mais consagrado por esse tipo de narrativa, mas outros tantos nomes como Lygia Fagundes Telles, Monteiro Lobato e Rubem Fonseca figuram nesse mundo fantástico.

Dentro deste contexto está o livro Nem te Conto!, de Mirna Micheli Nesi, editora Kelps. Trata-se de uma coletânea de contos, ao todo, nove: Conflito de Informações, Um Barulho na Noite, O Pianista, O Transportador de Ideias, A Carta, Alguém me Disse, A Batalha Final, Procura-se Fantasmas e Penas Brancas.

Cada texto possui identidade e cadência bem definidas o que demonstra a versatilidade e criatividade da autora. Alguns trazem reflexões sobre a natureza humana, como "O Pianista", que exemplifica o quanto o perdão pode transformar significativamente a vida de alguém. Outros, como "A Batalha Final", rendem boas gargalhadas. Afinal, quando poderíamos imaginar um grande vilão de ficção científica ser surpreendido por problemas técnicos em meio a uma grande batalha? E com direito à ligação para o suporte, que o deixa pendurado e sem a resolução efetiva de seu problema (Alguma semelhança com o mundo real?).

Contudo, "O Transportador de Ideias" me chamou bastante a atenção. Principalmente por trazer à tona a teoria de que é possível despertar o interesse pelas coisas essenciais utilizando-se da criatividade, especialmente com as crianças, fazendo-as gostar de ler ou de estudar, por exemplo. Tudo é questão de encontrar o estímulo certo para que o interesse seja despertado.

Enfim, é um livro de narrativa leve e divertida que pode ser apreciado por todas as idades.

Sobre a autora

Mirna Micheli Nesi nasceu no Rio de Janeiro. Cria histórias desde os 5 anos, mas apenas aos 18 começou a escrever, estimulada por uma professora de literatura. É autora, também, dos livros “Vingador Prateado” e “O Final Pode Esperar”.







Trecho do livro “Soadas as doze badaladas, Carlos é acordado por barulhos estranhos. Ele abre os olhos e permanece na cama. Os ruídos logo cessam. Ele fecha os olhos novamente e novos ruídos mais estridentes o fazem se sentar na cama. Que barulho é esse? Ele se vira para acordar sua esposa mas... (...)

Outro ruído indecifrável é ouvido agora com mais intensidade. Carlos salta da cama assustado.”

O livro pode ser adquirido através da livraria virtual GAEB: https://gaeb.loja2.com.br/search_store?q=Nem+te+conto

Fontes - https://www.infoescola.com/literatura/autores-de-contos/ - https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/conto - https://pt.wikipedia.org/wiki/Luciano_de_Samósata


Deixe seu comentário

bottom of page